mensagens

Talvez seja este o sentido mais exato da alfabetização: aprender a escrever a sua vida como autor e como testemunha da história, isto é, biografar-se, existencializar-se, historicizar-se" (Freire; Guimarães)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atividade com blog em sala de aula

Passos para realizar a atividade
1) Sugestão de tema para debate - Cidadania e Corrupção 2) Definir uma questão-problema que deverá ser alvo de publicação e debate no blog que será criado. Seja qual for o tema que estiver sendo estudado dentro de uma determinada área de conhecimento, cabe ao professor selecionar afirmações feitas pelos alunos (escritas ou orais), com o objetivo de, ao mesmo tempo em que se verifica os conhecimentos prévios que seus alunos têm do assunto, problematizá-los, isto é, provocar a reflexão a partir de um debate que justifique a solicitação para que os alunos busquem e pesquisem mais informações de maneira a construírem sua argumentação para serem publicadas como conclusões, mesmo que provisórias, que contribuam para o adensamento do debate. Tomando o tema Cidadania e Corrupção como exemplo, começamos pela problematização do tema, propondo a seguinte questão - cidadania e corrupção podem conviver bem? Ou ser cidadão e ser corrupto, cabem no mesmo sujeito? São idéias compatíveis? 3) Organizar a classe em grupos e sugerir que pesquisem na internet a partir das seguintes palavras chaves - cidadania, cidadão, corrupção, política, ética, congresso, parlamentares, impeachment, CPI ou outras. 4) Selecionar informações que possam se constituir em notas que tratem ou se relacionam com o tema em debate, isto é, notas sobre o "mensalão" , os depoimentos da CPI dos Correios, opiniões recolhidas de jornalistas, por exemplo, Contardo Calligaris escreveu na Folha de S.Paulo dia 23 de junho de 2005 - "Inventar o cidadão é a maior dificuldade moderna. Sua formulação básica é a seguinte: como se constitui uma consciência que dê valor à coletividade numa cultura em que, sem retorno, o indivíduo é o valor prioritário?" Esta citação poderá remeter algum texto publicado pelos alunos e ampliar as possibilidades de conversa e debate sobre o assunto. 5) Dividir a classe em duas grandes equipes (vermelha e azul) e cada um deles em grupos de 3 ou 4 alunos. 6) Solicitar que os grupos pertencentes à equipe vermelha se concentrem em selecionar argumentos que defendam que "cidadãos podem ser corruptos", ou seja, que a idéia de corrupção não é incompatível com a de ser cidadão, em outras palavras, nada impede que alguém que pratique a corrupção seja considerado um cidadão. Já os grupos pertencentes ao azul devem defender a tese de que os "cidadãos não podem ser corruptos", ou seja, alguém que pratica a corrupção não pode ser considerado um cidadão. 7) Organizar as informações encontradas e selecionar argumentos que defendam a tese de seu grupo em "resposta" à pergunta-problema. 8) Criar o blog e publicar as notas (posts) sobre a questão do "mensalão" e outros assuntos e as primeiras argumentações que os grupos azul e vermelho chegaram sobre o tema, em função de suas teses.   9) Visitar o blog e ler com os alunos as duas teses e os argumentos publicados. Se houver contribuições externas aos grupos, melhor ainda. 10) Se julgar oportuno e valioso que haja contribuições de outras pessoas, um bom expediente seria convidar, por email, pessoas estratégicas para aprofundar o debate. 11) Voltar a discutir nos grupos e construir outras argumentações a partir das que foram publicadas. 12) Se for o caso, empreender novas pesquisas e criar outros posts. 13) Animar o debate, caso você perceba que uma ou outra argumentação possa render uma discussão mais apurada. Portanto, pesquisar para aprender, requer uma elaboração por parte do estudante, tendo o professor como um importante orientador neste percurso. 14) Como se trata de uma experiência educativa e pedagógica, cabe ao professor "encerrar" o blog, publicando a sua síntese sobre o debate produzido e fazendo observações sobre as argumentações e o nível de elaboração que seus alunos foram capazes de fazer sobre o assunto. 15) Indicar no próprio blog resenhas de alguns livros e links que os alunos poderão ler e investigar para ampliar o repertório sobre o assunto. 16) Uma outra possibilidade ainda, seria propor um debate neste formato entre duas ou mais escolas.  Disponível em:
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-660-,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário